Clube de Engenharia realiza Semana de Prevenção ao Afogamento Infantil

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – Sobrasa – a cada três dias uma criança morre afogada em casa

O Clube de Engenharia de Goiás, por meio da Equipe Tio Kiu de Natação Infantil, realiza de terça a sexta-feira, a Semana de Prevenção ao Afogamento Infantil. O objetivo é ensinar e conscientizar as crianças sobre os perigos do meio líquido, treiná-las e prepará-las para situações de risco, no mês que celebra a segurança aquática.

As aulas ocorrerão na terça-feira (16), das 15h às 17h; na quarta-feira (17), das 9h às 11h10; e na sexta-feira (18), das 15h às 17h10 e reunirão cerca de 30 crianças, de 3 a 8 anos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – Sobrasa – entidade sem fins lucrativos que reúne profissionais guarda-vidas, médicos e outros que atuam na área de segurança aquática e trabalham para reduzir os afogamentos e incidentes no meio líquido, a cada três dias uma criança morre afogada e 59% dos óbitos na faixa de 1 a 9 anos ocorrem em piscinas e residências.

O estudo da entidade mostra que o afogamento é a segunda causa de óbito entre crianças de um a quatro anos, terceira causa entre cinco e catorze anos e quarta causa entre 15 e 24 anos.

Em dados gerais do ano base de 2019, a entidade aponta que 15 brasileiros morrem afogados diariamente no país, sendo que 46% dos óbitos ocorrem até os 29 anos, uma morte a cada 1h30, adolescentes têm maior risco de morte e homens morrem em média 6,8 vezes mais, crianças maiores de 10 anos e adultos se afogam mais em águas naturais (rios, represas e praias) e 45% dos casos ocorrem no verão (dezembro a março).