APAF Retorna ao CENG

A Associação Paraolímpicos do Futuro (APAF) está de volta ao Clube de Engenharia de Goiás. A APAF iniciou suas atividades no Clube em 2007 e formalizou-se como ONG em 6 de fevereiro de 2009. Por 12 anos, até julho de 2019, a APAF atuou no Clube, promovendo a inclusão social por meio do esporte.

A APAF é uma organização não governamental dedicada a atender pessoas com deficiência, especialmente aquelas de famílias com dificuldades financeiras, no campo esportivo. Em 2024, após a renovação do contrato, a APAF retorna ao Clube com as modalidades de natação e capoeira, que serão oferecidas às terças e quintas-feiras. As atividades retornaram neste dia 3 de setembro de 2024, ampliando as oportunidades esportivas para os membros da ONG.

O apoio do Clube à APAF começou em 2009, impulsionado pela Lei Complementar n. 107/2007, por meio da assinatura do Termo de Cooperação Mútua assinado pelo Presidente Dolzonan da Cunha Mattos e o então prefeito de Goiânia Íris Rezende Machado, que oferecia incentivos tributários para clubes que realizassem ações sociais e ambientais. Esse foi o pontapé inicial para que o Clube se isentasse do IPTU, o que ocorreu na atual gestão.

Na época, a APAF era presidida pelo esposo da associada Denisi Melo. Após a suspensão das atividades em julho de 2019, a APAF agora reintegra-se ao Clube de Engenharia de Goiás, consolidando-se ainda mais como uma referência em inclusão esportiva. Com seu retorno, a parceria entre o Clube e a APAF promete continuar gerando resultados positivos.

O Presidente do Clube de Engenharia de Goiás, Dolzonan da Cunha Mattos, por sua vez, expressa a satisfação em receber novamente a APAF. “O retorno da APAF ao nosso Clube é motivo de grande orgulho. Reafirmamos nosso compromisso com a responsabilidade social e a inclusão, um dos pilares que guiam nossas ações. Estamos ansiosos para ver os frutos dessa parceria, que, com certeza, trará benefícios significativos para todos os envolvidos.”

Foto: Júlia Larissa