Pronunciamento do presidente do CENG aos engenheiros

Boa tarde a todas e a todos!

Eu quero começar citando um verso de Cora Coralina, maior poetisa de Goiás:

“Eu vim do século passado e trago comigo todas as idades.”

Mas eu não trago só as idades, trago também as inúmeras experiências vividas e que me foram proporcionadas pela Engenharia.

Vivi vários boons da construção civil e do mercado imobiliário. Aqui, em Goiás, em vários estados brasileiros e no exterior.

E vivi também momentos difíceis da economia brasileira.

Lutei… sofri… cansei e até chorei diante de retrações de mercado, de sonhos e de ideais que havia construído e que não se sustentaram diante de inúmeras mudanças macroeconômicas.

Mas sou um eterno otimista. Me recuso a desistir… jogar a toalha, na linguagem dos nossos jovens. DESISTIR, JAMAIS!

Ontem comemorei com meus colegas de escola nossos 50 anos de formatura. É uma vida inteira dedicada à Engenharia.

Nessa longa jornada vivi os altos e baixos da engenharia. E quando falo isso, não me refiro somente à minha área de atuação que, como vocês sabem, mas a todos os ramos da engenharia.

Eu sou um homem, por natureza, curioso e procuro acompanhar e me atualizar sobre o mercado e o campo de trabalho, oportunidades de investimentos, a hora de apresentar e o momento de recuar com projetos.

Não ignoro que vivemos um momento não muito favorável político e economicamente, mas, eu digo, principalmente, para os jovens que estão chegando agora: NÃO DESANIMEM!. Vejo janelas de oportunidades na área das engenharias. E isso não é apenas a visão de uma pessoa otimista.

O mercado está aberto e vai absorver as melhores ideias e os melhores profissionais. O setor imobiliário, apesar da pandemia, este ano teve um crescimento superior a 2019. Na agricultura deveremos chegar a mais de 270 milhões de toneladas de grãos neste ano. Na área de infraestrutura também o cenário é bastante positivo, principalmente, nos municípios da Região Metropolitana de Goiânia, onde as prefeituras estão fazendo grandes investimentos. Então, meus amigos e minhas amigas, não percamos a esperança.

Mas hoje é dia de alegria… de celebrar a profissão que escolhemos para a vida. E eu quero enaltecer esse lugar que construímos com muita luta e muito suor para ser o nosso cantinho de lazer e de esporte, de convívio social e técnico-cultural e, muitas vezes, até de trabalho e de negócios.

O nosso clube de Engenharia, que no próximo mês completará 71 anos, conta a história de muitos que estão aqui hoje. Muitos que estiveram e estão na linha de frente, administrando, planejando eventos e ações, buscando oferecer o melhor para todos. E conta também a história daqueles que frequentam, participam e trazem a família para se divertir.

E essa união de trabalho e lazer fez do CENG o que ele é hoje. Temos um Clube Fitness moderno e confortável e, com as escolinhas terceirizadas, oferece 13 modalidades esportivas, dança e ballet infantil, salão de jogos, restaurante e o Bar Boca Maldita, o ginásio de esportes, o templo da peteca, as quadras de futevôlei, de tênis e de beach tennis, o Parque Aquático, a Varanda Gourmet, churrasqueiras, a sauna, um studio de pilates e yoga, uma sala de fisioterapia e, ainda, abriga a Brinquedoteca e o parquinho para as nossas crianças que serão o futuro do nosso Clube e do nosso querido Brasil.

Para estimular o espírito esportivo, periodicamente são realizados torneios e campeonatos com grande participação de nossos atletas. Hoje mesmo tivemos a final de futebol nas categorias master e livre em homenagem ao nosso associados e já falecido Márcio Resende Ribeiro a e tendo aqui a sua eterna companheira Reni com a sua família. E na área social, todos os finais de semana promovemos shows musicais com nossos melhores artistas.

Digo tudo isso para fazer um chamamento público a todos que estão aqui agora: venham ao nosso clube com mais regularidade, usufruam do que vocês ajudaram e ajudam a construir. O CENG é nosso e sempre será!

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

SIGAMOS EM FRENTE!

MUITO OBRIGADO!