Basquete

Um dos esportes mais populares do mundo, o Basquetebol, que significa bola na cesta, foi criado pelo professor de Educação Física canadense James Naismit, em 1891, na Associação Cristã de Rapazes de Springfield, Massachusetts/Estados Unidos. Três anos depois, o esporte chegou ao Brasil por meio do americano Augusto Shaw, que se mudou para o país para lecionar no Mackenzie College, em São Paulo, e percorreu uma longa história.

O basquete chegou a Goiás no início da década de 1930, pela 3ª Companhia do Exército, que promovia tardes esportivas formadas por moças da alta sociedade, na Cidade de Goiás, então, Capital do Estado.

Em 1931 foi Brasil Central Athlético Clube, filiado à Associação Goyana de Esportes Athleticos forma a equipe feminina de basquete, porém, sem adesão de outros clubes, as competições ficaram comprometidas.

Com o tempo, outros clubes formam equipes masculina de basquete. E, em fevereiro de 1934, uma quadra de basquete é construída, na antiga Capital, transformando a modalidade, que passa a ter tanto destaque quanto o futebol.

Para saber um pouco da história do basquete em Goiás aqui no CENG, assista ao vídeo do professor Brandão, um dos grandes incentivadores do esporte em nosso Estado.

Aulas: Terça e Quinta

Contato: